Biblioteca Bairro dos Livros


ERA UMA VEZ…

Como tudo começou…
O evento Bairro dos Livros, que arrancou oficialmente em Abril de 2012, conta já com alguns anos de debate, preparação, coordenação de iniciativas, entre recuos e avanços. É com a organização da CulturePrint e no momento em que a cidade mais precisa que os livreiros se unem na Baixa do Porto para fazer da rede de livrarias e alfarrabistas da cidade lugares de partilha de conhecimento, de celebração do livro e dos leitores e de programação cultural pensada para todos os públicos.

A história de um bairro de livreiros e alfarrabistas…
O projecto “Bairro dos Livros” é  o espaço geográfico e emocional em que se inserem mais de três dezenas de livrarias da cidade do Porto, com vários perfis e identidades – generalistas, tradicionais, alfarrabistas, especializadas, de grande e pequena dimensão – e que funcionam como pontos de encontro para os habitantes da cidade e que são locais de passagem obrigatória no roteiro cultural da cidade, assim como um íman para turistas (os de fora e os de dentro). O Bairro dos Livros acontece no segundo sábado de cada mês e consiste numa conjunto de actividades culturais e acções artísticas que se realizam na baixa do Porto e são organizadas pela CulturePrint.

A partir desse enorme potencial, que é um verdadeiro património imaterial gerador de produção e integração lúdico-cultural na vida da cidade, e da concertação entre os livreiros, o “Bairro dos Livros” assume-se como um projecto de desenvolvimento de estratégias e acções conjuntas para:

1. Divulgar o livro e a leitura com base no conceito “Ler com prazer livros todos os dias”;

2. Participar no fomento da dinâmica que vem surgindo nesta zona da cidade, com vista à captação, afluência e fidelização de novos públicos através de acções concertadas entre os livreiros e outro comércio tradicional aqui implantado.

Mais do que isso, numa altura em que a crise afecta o estado de alma dos portuenses, a CulturePrint e os livreiros do Bairro querem contrariar os sentimentos de apatia e de medo do futuro para continuar a fazer crescer a Baixa da cidade e acarinhar os leitores.


Ajude-nos a construir a Biblioteca Bairro dos Livros para os Utentes do Hospital de Santo António, no Porto!


Deixe na rede de livrarias aderente os livros que já não usa ou que tem repetidos lá em casa e faça do Bairro dos Livros também um bairro solidário. Uma só obra já faz a diferença para quem está a receber tratamento no Hospital e sabe que encontra num livro uma boa companhia.

A sua doação ajudar-nos-á a criar uma Biblioteca Bairro dos Livros, que será usada pelos utentes do Hospital de Santo António, no Porto. Numa primeira fase, o projecto começará por disponibilizar livros nos espaços do Hospital de Dia e Consulta Externa.

Este projecto é apoiado pela Cultureprint, Crl e pela Livraria Lumière.

Perguntas e Respostas

Que tipo de livros devo doar?

Todo o tipo de livros: Romances, Ficção, Biografias, Contos, Poesia, mas também livros de História e Literatura Infantil ou Banda-desenhada.

Os livreiros responsáveis pela gestão da Biblioteca encarregar-se-ão de fazer chegar cada tipo de livro ao espaço certo, organizando os títulos por área e por público-alvo.

Onde posso entregar os livros que já não uso?

Pode deixar os seus livros no IPJ e também nas livrarias do Bairro aderentes à iniciativa:
  • Lumière, Travessa de Cedofeita, 64 A 4050-183 Porto
  • In-Libris, Rua da Torrinha, 40 — 4050-609 Porto
  • Poetria, Rua das Oliveiras, 72 r/c, loja 12. 4050-448 Porto
  • Papa-Livros, Rua Dom Manuel Ii 52  4050 Porto
  • Manuel Ferreira, Rua Dr. Alves da Veiga, 89  4000-073 Porto
  • Loja da U.P., Praça Gomes Teixeira (Leões), n.º 1 a 7 Porto
  • Utopia, Rua da Regeneração 22, 4000 – 410 Porto
  • INCM, Praça Gomes Teixeira (Leões), n.º 1 a 7 Porto
  • Unicepe, Praça Carlos Alberto, 128-A 4050-159 Porto.
Como chegam os livros à Biblioteca?

A Livraria Lumière e a cooperativa cultural Cultureprint são responsáveis pela recolha, uma vez por mês, dos livros doados, que são, posteriormente, entregues no Hospital de Santo António.

Quem pode requisitar um livro da Biblioteca Bairro dos Livros?

Qualquer utente do Hospital de Dia e da Consulta Externa  no Hospital de Santo António, é livre de requisitar qualquer obra, de acordo com as regras de utilização definidas pela instituição. A Biblioteca não se encontra concentrada num só espaço, mas antes espalhada por vários locais de acesso livre.

Como posso esclarecer questões relativas à doação de livros para a Biblioteca Bairro dos Livros?

Se ainda tiver alguma dúvida, basta contactar-nos através do endereço de email
bairrodoslivros@gmail.com ou da página de Facebook do projecto,

Comentários

  1. O facto de recolherem livros para os utentes do Hospital Santo António, ou de outra instituição, é muito positivo. A ocupação de tempo, de quem está internado, um tempo que custa a suportar e a divulgação cultural de autores e obras, merece todo o apoio que lhe possamos prestar.

    Bem ajam, pelo serviço prestado a todos os utentes do HGSA

    Maria Luísa Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, sem dúvida! É uma iniciativa excelente, quem me dera que houvesse mais igual a esta neste país fora...

      Eliminar
  2. Belo trabalho. Vou levar livros pada o bairro dos livros -hospital Sto António. Feliz pela doação

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑