[TAG/Desafio] Sobre os teus livros...

Vi este desafio (ou TAG) no blog Mini estante literária e resolvi fazer, pois achei muito interessante e muito conveniente aqui para o blog.
Alterei algumas coisas para ficar à minha maneira.


1- Onde compras os teus livros?
Onde quer que eles estejam a bom preço. Feiras do livro, feiras em segunda-mão, às vezes no OLX apesar de não confiar muito, prefiro o Coisas.com, apesar de ai abusarem um pouco mais nos preços por causa das comissões de venda.
Mas ultimamente é mais frequentemente comprar em sites tipo Fnac ou nos sites das editoras quando há boas promoções, tipo 50% desconto ou na compra de um leva dois e também frequentemente em grupos de leilões e páginas de venda de livros do facebook.
Se eu gostar de um vendedor e ficar bem servida, depois da primeira compra passo a estar atenta às suas novidades e compro sempre aos mesmos.

2- Compras livros em pré-venda? Se sim, compras em lojas ou online?
Só faço isso se for extremamente necessário, quase tanto como respirar. Não por não querer, é mesmo por não poder. Fiz isso em livros como Harry Potter e o Inferno de Dante de Dan Brown porque esperei anos para que saíssem e tinha de ter a certeza que os iria ter.

3- Em média, quantos livros compras por mês?
Puuff... Ai se o meu companheiro vê isto. Depende muito do mês, das despesas e situação económica. Desde que criei este blog tenho comprado muitos mais e tento respeitar o plafon mensal para livros, mas até agora nunca consegui. Assim mais ou menos tendo em conta os últimos meses, à volta de oito (baratos, claro, tudo em segunda mão, como novo ou em promoção). No mínimo dois ou três por mês.

4- Usas a tua biblioteca local?
Sempre! Sempre usei e sempre vou usar! Já houve alturas em que por motivos de despesas de saúde não podia comprar livros e a biblioteca sempre foi o meu "salva-vidas", o meu e do meu companheiro, por isso doarmos livros é tão importante, para ajudar quem não pode.

5- Se sim, quantos livros podes trazer/requisitar de cada vez?
No máximo posso requisitar quatro, ficar 15 dias com eles e renovar uma vez por mais 15 dias.

6- Qual a tua opinião acerca dos livros das bibliotecas?
As bibliotecas é como as nossas classes sociais, umas são muito ricas, outras muito pobres. Já visitei muitas pelo nosso Portugal e até no estrangeiro. Foi por isso que criei este projecto, para dar a conhecer estas coisas e como cada um de nós pode fazer a diferença na sua biblioteca.
A minha, da cidade onde estou a viver neste momento, a de Leiria não é má (porque já vi piores) mas também não é das melhores que já vi em termos de livros (porque de espaço é linda!) mas os livros são antigos, gastos, amarelados e novidades, livros novos.... É muito raro.
Mas mesmo assim já me serviu muito e eu vou retribuindo conforme posso.

7- Como te sentes em relação a lojas de caridade/livros em segunda mão?
Eu quando vivia em Lisboa passava a vida em alfarrabistas. Foi numa (em Braga) que consegui completar a minha colecção "Ramsés" de Christian Jacq, levei cinco anos a completar a colecção e andei em alfarrabistas de norte a sul do país!
Acho muito bem e acho que devia de haver mais! Há bons livros a excelente preço e em condições nessas lojas! E nas solidárias se estamos a comprar e ainda estamos a ajudar, excelente! Também já dei livros para venda para caridade :)

8- Manténs os teus livros lidos e por ler juntos/na mesma estante?
Há pois, obrigada por me lembrarem disso, já ando com esse peso na consciência à tanto tempo... Ainda ontem tentei, sério! Organizar os que já li num lado e os que tenho para ler noutro, até já criei um espacinho na estante para o meu companheiro fazer o mesmo com os dele, mas.........
Acaba por ser assim: Arruma, arruma, arruma,,,, "Olha! Nem me lembrava que tinha este livro! Deixa ver..."
E depois olha... Lá se foi a arrumação...

9- Planeias ler todos os livros que tens?
Planeio ter sempre livros na estante por ler. Planeio ler todos os que tenho, se não os ler ou não tiver gostado ou sequer conseguido acabar de ler, vou doar à minha biblioteca, mas psicologicamente preciso de saber que tenho sempre livros que quero ler, mas ainda não li, na minha estante.

10- O que fazes com livros que sentes que nunca irás ler/sentes que não irás gostar?
Tal como acabei de dizer (ainda não tinha visto esta pergunta) esses livros eu doo à biblioteca. Escrevo uma mensagem de incentivo às pessoas, na primeira página em branco do livro, para também doarem e entrego à biblioteca.

11- Alguma vez doaste livros?
Sou muito apegada aos livros, mesmo aqueles que não apreciei. Começar a doar foi um desafio grande para mim, pois eu gosto de ter a estante cheia de livros, mas como já expliquei, depois de eu ter passado pelas dificuldades que passei que mal para comer tinha, quanto mais para comprar livros, deixei esse sentimento de lado e comecei a doar livros às bibliotecas. Sei que vão estar bem entregues, vão alegrar o dia de quem os requisitar, os meus livros doados vão viver para a casa-mãe de todos os livros e é melhor do que estarem ao abandono na minha estante, a ganharem pó e ficarem amarelecidos. E posso sempre requisitar o livro que doei se quiser matar saudades :)

12- Alguma vez estiveste num período de abstenção de compra de livros?
Já. Já passei por um período de abstenção de compra, porque não podia mesmo e até já passei por um período de abstenção de ler livros, totalmente. Tinha sempre um livro ao pé de mim, isso é algo essencial para mim, mas não pegava em nenhum para ler. Foi uma fase complicada em que nem paciência para ler tinha. Afastei-me de tudo, de ler, de blogs, das pessoas, de tudo mesmo.
E como podem adivinhar foi uma fase péssima, pois para mim é essencial ler, escrever e não tinha vontade para nada disso, sentia-me perdida, vazia...

13- Achas que compras demasiados livros?
Eu acho que NÃO! Sinceramente, para mim isso de "demasiados livros" não existe. Para mim os livros não são um luxo, são uma necessidade. Mas o resto das pessoas que eu conheço inclusive o meu companheiro e família dizem que sim, que sou demasiado obcecada por livros e exagerada a comprar.
Era, e é, sempre o que eu peço como prenda e onde gastava em miúda os "trocos" todos.
A minha mãe contou-me que quando nos mudámos para Espanha e andavam lá por casa os homens das mudanças (portugueses) que os homens estiveram quase para desistir do trabalho pois já não aguentavam acartar com as caixas dos meus livros...
Ehehehehehehe

A todos os leitores do meu blog, se quiserem levar este "desafio" para responderem, estejam à vontade.

Comentários

  1. Gostei muito de ler as tuas respostas! Eu até fazia o desafio mas infelizmente, os únicos livros que tenho lido e gasto dinheiro é os da universidade :S nem tenho tempo para mais. Tenho aqui 3 livros que quero muito ler e nem lhes toco :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que este ano que vem arranjas algum tempinho para meter a leitura em dia?
      Estás a perder aventuras fantásticas! :(

      Eliminar
    2. Espero bem arranjar!

      Eliminar
    3. Se o fizeres e completares este "desafio", depois partilha aqui o link ;)

      Eliminar
    4. Claro ;) com muito prazer.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Desafio engraçado!! Respostas giras e honestas!
    É isso que se quer!
    Vou fazer no meu blog :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Somos parecidas em algumas coisas e acho que a última resposta ninguém (pelo menos se tiver um blog sobre livros) vai responder que tem demasiados livros.
    Gostei das tuas respostas sinceras.

    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑